segunda-feira, 4 de junho de 2012

As Sub-regiões do Nordeste



  O nordeste é a maior região do Brasil . Ele possui 9 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Conforme dados do IBGE, abriga uma população de 53.081.950 habitantes.
  A região nordeste é dividida em quatros sub-regiões: Zona da mata, agreste, meio-norte e sertão.Essa região é vista como local de pobreza. Os estudos das sub-regiões mostra a as belezas naturais e suas manifestações culturais.     
                            

                            
Zona da Mata
   Sub-região que se estende do estado do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, situada no litoral. Apresenta a maior concentração populacional do nordeste e é a mais urbanizada. Nessa região se concentra os principais centros regionais do Nordeste. O clima é tropical úmido e o solo é fértil em razão da regularidade de chuvas. No setor agrícola destaca-se as grandes propriedades de tabaco, cana-de-açúcar e cacau, existe uma larga produção agrícola, devido a terra ser altamente produtiva - solo massapé. O cultivo da cana de açúcar é a principal atividade econômica praticada na Zona da Mata. Também a produção de sal marinho, principalmente no Rio Grande do Norte, além da atividade turística que atraí vários visitantes para as belas praias nordestinas.


                                  

                                           Agreste
   Essa sub-região é composta pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Possui como características principais solos profundos, com relevo extremamente variável. A principal atividade do agreste é a pecuária extensiva.Outro elemento de destaque na economia local é o turismo, com a realização de festas que atraem multidões, como, por exemplo, as festas juninas. 




                                   
                                     
                                         Meio norte
  
     É localizada no ocidental do Nordeste e engloba todo o estado do Maranhão e o oeste do Piauí. Conhecida como Mata dos Cocais devido às palmeiras de babaçu e carnaúba encontradas na região.agricultura tradicional de algodão, cana de açúcar e arroz, além da pecuária extensiva.

                                   

                                                                     Sertão
    Estende-se por grande parte da Bahia,do estado de Pernambuco, da Paraíba, do RN e do Piauí; por todo o Ceará; e por uma pequena parte do Sergipe e de AlagoasA vegetação típica é a caatinga. A bacia do rio São Francisco é a maior da região e a única fonte de água perene para as populações que habitam suas margens, é aproveitado também para irrigação e fonte de energia através de hidrelétricas como a de Sobradinho (BA). O sertão compete com a Zona da Mata pelos melhores carnavais da região, enquanto a zona da mata possui os maiores. O mesmo ocorre com o São João, já que o Agreste possui os maiores, porém o sertão compete com muitos dos melhores festivais, dentre os quais se destacam o de Patos, Mossoró, etc. 
   Na maior parte do Sertão, as chuvas geralmente ocorrem entre os meses de dezembro e abril.Porém em certos anos, não ocorrem precipitações nesse período e a estiagem pode de prolongar dando origem às secas. Atividades desenvolvidas no Sertão são: cultivo irrigado de frutas, flores, cana de açúcar, milho, feijão, algodão de fibra longa, extração de sal .

Um comentário:

  1. Começou bem, mas parou de postar. Um ponto e meio(1,5). Atenciosamente,
    Professor César Augusto

    ResponderExcluir